-
Arquitetos: Henri Cleinge
- Área: 9900 ft²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Marc Cramer
-
Fabricantes: Kastella, Resene
Descrição enviada pela equipe de projeto. Abordados para renovar uma casa de pedra de 200 anos em Quebec e projetar uma adição significativa, fomos desafiados a definir uma abordagem conceitual clara que conciliasse uma linguagem arquitetônica contemporânea e a casa ancestral. A estrutura original uma vez pertenceu a Hudson Bay Company, tendo a entrada principal voltada para o rio, onde se situavam as antigas estradas. Com o tempo, uma nova estrada foi construída na parte posterior da casa, que agora se tornou a frente.
O programa exigiu abrigar quatro gerações: o bisavô, os avós e as crianças na antiga casa, e os pais no anexo.
Isto levou à ideia de traçar um paralelo entre o componente de várias gerações do programa e o fato de que um projeto contemporâneo seria construído ao lado da casa histórica. Desta forma, o projeto expressa a passagem do tempo. A estratégia definiu a si mesma como um projeto contemporâneo em contraste com a casa de pedra existente, ainda que mantenha uma relação óbvia com ela.
Esta ideia se estendeu à forma como os espaços são definidos, com salas de estar de pé direito duplo em extremidades opostas, uma em cada volume, ligadas por um caminho realçado por uma ligação em ponte entre a antiga casa e o novo volume.